Nasceu a Verde Intenso Kids!!!







10 de outubro de 2011

Sorobã ou Soroban

Semana passada dedicação para aprender o Soroban. Ó bichinho dificil de aprender!!! hehehehehe....Mas peguei no tranco! Prefiro mil vezes as Adaptações de Materiais!!!
Porquê será?????

Apresento-lhes o SOROBÃ ou SOROBAN



O nome Soroban (com "N") foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no começo do século XX. Originalmente Kambei Moori leva para o Japão o Suan Pan (ábaco chinês) e um pequeno manual, iniciando os seus estudos sozinho com este instrumento. Em 1622 publica o seu primeiro livro "Embrião do Soroban".
No Brasil, em 1949, Joaquim Lima de Moraes, adapta o Soroban para uso de cegos, após aprender a técnica ensinada por imigrantes japoneses, abrasileirando o termo para Sorobã.
Então temos dois modelos no Brasil:
o - Soroban: para videntes (como chamamos os dotados de visão);
o - Sorobã: o mesmo, mas adaptado para deficientes visuais.
Ambos podem ser utilizados, e os cálculos são praticamente realizados de forma igual nos dois modelos. A manipulação no Soroban (com "N") é mais rápida pois as contas correm livremente, diferentemente do Sorobã, onde as mesmas são presas, mas ambos geram uma aptdão em comum: o cálculo mental.
Fonte: http://www.sorobanbrasil.com.br (clique na relação de links)
A PORTARIA Nº 1.010 DE 10 DE MAIO DE 2006
INSTITUI O SOROBAN COMO UM RECURSO EDUCATIVO ESPECÍFICO IMPRESCINDÍVEL PARA A EXECUÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
(P.S.Anteriormente a esta portaria não era permitido, aos deficientes, o uso do soroban em concursos públicos e/ou vestibulares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Personalizados do jeito que você sempre sonhou.
verdeintenso@ymail.com
Por Neuma Dantas